terça-feira, 16 de julho de 2013

Cólica Menstrual.

Cólica menstrual é a pior coisa do mundo e ninguém merece, parece que vamos morrer com tamanha dor. Por isso aqui vai algumas dicas para nos ajudar com essa dor tão horrível que infelizmente é todo mês! 

  • Tome medicamentos com orientação médica - Os tratamentos são à base de antiespasmódicos ou com anticoncepcional, caso os sintomas da TPM sejam muito intensos.
  • Aposte na homeopatia - Alguns remédios como Lachesis, Sépia, Calcarea Carbônica, Caulophyllum e Camomila são indicado para as cólicas, mas a recomendação depende de cada paciente.
  • Descanse - O simples ato de se deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a, já ameniza as dores.
  • Faça exercícios físicos - Atividades como alongamento, ioga, caminha ou andar de bicicleta ajudam. Feitos de forma regular e moderada, liberam endorfinas e amenizam as dores. Siga esses exemplos: deite-se de costas, com joelhos dobrados, pés no chão e braços para trás. Ao mesmo tempo, levante os braços para a frente e estique as pernas para a posição sentada. Incline-se para frente e tentealcançar os pés com os dedos nas mãos. Retorne à posição normal.
Outro exercício: fique em pé, de frente para a parede, a uma distância de 30 cm. Cruze os braços na altura dos ombros. Incline a barriga até que toque a parede. Permaneça nesta posição por um minuto, mantendo os calcanhares no chão e os joelhos retor. Retorne à posição inicial.
  • Pratique pilates - As dores são amenizadas pelo trabalho realizado no centro de força, localizado na região abdominal. O controle respiratório também contribui para a diminuição das tensões que agravam as dores. As aulas nesses períodos devem ser modificadas, diminuindo a intensidade dos exercícios, principalmente os abdominais.
  • Beba chá - Prefira ervas como Angélica chinesa, que tem efeito antiespasmódico, agoniada (Himatanthus lancifolius), que age também como analgésica, ou canela, que é utilizada desde a antiguidade no tratamento da cólica.
  • Passe por uma sessão de acupuntura - O tradicional tratamento com agulhas tem efeito analgésico e regula o ciclo menstrual.
  • Use a boa e velha bolsa de água quente - Coloque-a na região lombar e no abdômen. O calor estimula a irrigação, relaxa a musculatura e ameniza o impacto das contrações do útero.
  • Faça uma massagem - A chinesa ou a Ayurvédica possuem pontos que, ao serem apertados, tratam a TPM e as cólicas. O mais usado é um chamado Zi Gong Xué, que fica perto das bordas doo púbis.
  • Abuse dos alimentos certos - Alimentos com cálcio (laticínios e vegetais escuros), magnésio (soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve e abobrinha) e gorduras polinsaturadas (salmão, atum e castanha do Pará) podem te ajudar, eles são relaxantes musculares e têm poder anti-inflámatório natural. 
  • Fuja dos alimentos errados - Esqueça os alimentos ricos em gorduras, pois favorecem uma maior produção de hormônios femininos. Evite ainda embutidos e bebidas com cafeína (café, chá preto e refrigerantes).
  • Evite situações estressantes - Muitas pessoas com dores ficam mais irritadas e perdem a paciência. Para estes casos, recomendo os florais de Bach, que neutralizam a agressividade. Os mais indicados são Rescue Remedy, Holly e Cherry Plum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário