domingo, 14 de julho de 2013

Domingão!

Boa Tarde Bonitas, prontas para curtir praia ou piscina?


Mas antes de irem curtir a maravilha das praias ou das piscinas, não esqueçam de passar protetor solar, afinal ele é muito importante para a nossa pele.
Os termos "bloqueador solar" e à prova d'água" não podem ser mais usados por serem irreais. A palavra "bloqueador" passa a ideia de que o produto bloqueia o sol em vez de evitar os efeitos dele, o fato de ser "à prova d'água" também não procede, pois o filtro solar precisa ser reaplicado de 2 em 2 horas, especialmente se houver banho de mar ou piscina, ou excesso de suor.
Protetores solares com fator de proteção inferior a 15 deverão informar no rótulo que não protegem contra envelhecimento nem câncer de pele. O protetor ideal é o de 30 FPS (fator protetor solar), que indica que 

você está 30 vezes mais protegido do sol, que precisa de uma radiação 30 vezes mais forte para desenvolver queimadura e problemas de pele. Quem tem pele bem clara fica mais segura com produtos de fator 50, e deve aplica-los 30 minutos antes da exposição ao sol. 
Lembre-se que os protetores devem ser usados mesmo no inverno. Para quem gosta de tomar banho de sol e se bronzear, opte pelos horários de menor radiação, antes das 10 horas da manhã e depois das 4 horas da tarde. O sol tomado nesses horários é benéfico para a saúde pois acelera a produção de vitamina D, que promove a absorção de cálcio, da força aos ossos e é imprescindível para a saúde.

Tire suas dúvidas sobre o protetor solar.
  • É preciso aplicar um produto diferente no rosto? - É bom, uma que vez que a textura da pele do rosto não é a mesma do restante do corpo. Além disse, há no mercado muitos cosméticos com tecnologias sofisticadas que aliam a proteção solar a substâncias hidratantes.
  • E, para proteger lábios e cabelos, quais produtos devo usar? - Os batons de boa qualidade, normalmente, já possuem fator de proteção solar. Por outro lado, o FPS não passa de 8. Já para as madeixas, a preocupação é muito mais estética. Nesses casos, há uma imensidão de produtos, entre eles xampus, condicionadores e sprays, oferecidos nas prateleiras de mercados e farmácias. O importante é usar chapéu e, no caso de calvície, protetor solar para proteger o couro cabeludo.
  • Se eu não estiver exposto diretamente ao sol, mesmo assim devo passar protetor por todo o corpo? - No dia-a-dia, passe o produto nas regiões que ficam mais expostas ao sol, rosto, pescoço, orelhas, colo, braços e mãos.
  • Como saber que estou passando a quantidade suficiente de protetor solar? - Rosto e pescoço: 1 colher de chá. - Tronco: 1 colher de sopa para a parte da frente e outra, para a parte de trás. - Braços: 1 colher de sopa de sopa para ambos. - Pernas: 1 colher de sopa para ambas. *medidas válidas para um adulto de 1,70 com peso entre 60 e 70 kg.
  • Além do filtro solar, é preciso alguma proteção extra sobre tatuagens? - O sol é o inimigo número um de quem tem tatuagens, porque pode desbotá-las, o ideal é procurar um especialista para indicar o melhor produto. Normalmente, só o protetor - o mesmo usado no resto do corpo - é suficiente.
  • Quais são os produtos indicados para quem tem a pele oleosa e para quem tem a pele muito seca? - Preste atenção nas embalagens e, sempre que possível, busque orientação médica antes de comprar um protetor. Em geral para peles oleosas são recomendados os produtos em gel, gel creme ou loções oil free (sem óleo). Já quem sofre com a cútis ressecada deve optar por loções mais cremosas.
  • É verdade que o uso do filtro solar favorece o aparecimento de acne? - Desde que o filtro seja adequado para o tipo de pele, no caso a oleosa. Após a exposição solar, a acne apresentar um aspecto melhor, ou seja, ela seca. Porém, se a pele não estiver devidamente protegida o quadro de infecção pode ser agravado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário