domingo, 14 de julho de 2013

Dores nos joelhos? Saiba o que fazer.

Boa Noite Bonitas, alguém já sentiu aquela dorzinha irritante no joelho, pois é, das 187 articulações existentes no corpo humano, as articulações dos joelhos são as que trazem mais sofrimento.
Quase todas as atividades que realizamos sobrecarregam estas articulações, desde o simples caminhar até as atividades mais exigentes, como o exercício físico.


  • Diminua  a carga exercida sobre o joelho: O peso do corpo é o principal fator que causa os problemas nos joelhos. Só para ter uma ideia, cada quilo a mais no nosso corpo equivale a 6 vezes a tensão exercida sobre a zona do joelho. Por isso mesmo, preocupe-se em manter o seu peso regularizado, de forma a prevenir problemas mais graves nas articulações dos joelhos.
  • Não use aparelhos para proteger os joelhos: Especialistas advertem para o perigo das proteções dos joelhos. Estes complexos e caros aparelhos são concebidos para casos muitos específicos, fazendo na maior parte das vezes, mas mal do que bem.
  • Experimente uma massagem calmante: Existem loções para o joelho, à base de gaultéria por exemplo, que produzem calor, aliviando os sintomas, dando uma boa sensação de conforto ao joelho. Envolvendo o joelho numa faixa plástica, após a aplicação da loção, pode aumentar o calor produzido, sendo uma boa solução para prolongar o seu efeito. No entanto, há que ter cuidado para evitar possíveis queimaduras da pele ou possíveis irritações na mesma.
  • Fortaleça o joelho com exercício físico: O joelho é mantido na sua posição apenas pelos músculos e ligamos. É por isso importante que se fortaleçam os músculos já que são eles a principal estrutura de suporte. Quem padeça de dor dos joelhos deverá fazer algum exercício físico, mesmo que o deteste, já que este exercício físico será menos doloroso que as próprias dores nos joelhos.
  • Use gelo sempre que sentir dores: Não subestime o poder do gelo, já que este é um fabuloso anti-inflamatório e é muito útil em variadas circunstâncias. O primeiro passo para o alívio da dor, deverá ser sempre o uso de gelo, durante 20 a 30 minutos.
  • Faça uso do calor: Usar uma almofada com aquecimento antes de se iniciar uma atividade, caso não haja inchaço no local, poderá ser benéfico para a realização do de exercício com menos dor. No entanto, caso haja ou possa vir a existir inchaço, o calor é algo a não usar. Após a atividade física não é recomendado o uso de calor, já que este poderá intensificar alguma irritação que já exista no local da dor.
  • O melhor exercício para as dores nos joelhos: O ciclismo é um dos melhores desportos para manter a forma física e evitar esforços exagerados sobre os joelhos, quando executado com as devidas precauções, como o evitar muitas subidas ou mudanças pesadas na bicicleta. O ideal na prática do ciclismo é o pedalar rapidamente em carretos cômodos,  ou seja, de menor dimensão possível. 
  • Aliviar a dor nos joelhos instantaneamente: Poderá experimentar libertar-se da dor nos joelhos, fazendo deslizar a mão sobre o joelho e ao longo da face anterior da coxa, durante 7 a 8 centímetros e deslocá-la para dentro mais 5 a 10 centímetros. Com a cabeça do polegar, faça a pressão firmemente para baixo, mantendo até sentir a descontração do músculo. Após levantar o dedo, demora cerca de 30 a 90 segundos a surtir efeito.

Espero que ajude a vocês bonitas. Abraços e Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário